Graziella Corrado Arquitetura
  • Home
  • Perfil
  • Studio
  • Portifólio
  • Obras
  • Publicações
  • Paisagismo
  • Arquidéias
  • Contato

Zaha Hadid,  arquiteta iraquiana identificada com a corrente desconstrutivista da arquitetura.

15/8/2013

1 Comment

 
 Imagem
 Imagem
Nascida em Bagdá em 1950, Zaha Hadid, citada como uma das 100 mulheres mais poderosas do mundo é uma arquiteta considerada desconstrutivista, renomada e vencedora de competições internacionais, ela é um ícone da arquitetura e do design .

Após se formar em matemática na Universidade Americana de Beirut , passou a estudar na Architectural Association de Londres. Depois de se graduar em arquitetura tornou-se membro do Office for Metropolitan Architecture (OMA), trabalhando com seu antigo professor, o arquiteto Rem Koolhaas. Na década de 80, também lecionou na Architectural Association, e nessa mesma época começou a trabalhar independentemente abrindo um escritório que hoje tem 250 funcionários.

Em em 2004, Hadid se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura, (um verdadeiro Nobel da arquitetura) pelo conjunto de sua obra. Anteriormente ela também fora premiada pela Ordem do Império Britânico pelos serviços realizados à arquitetura.

Ela criou uma verdadeira vertente da arquitetura, com seus projetos ousados e polêmicos que causam discussão e atraem jovens seguidores no mundo todo.A verdade é que a grande parte da obra de Zaha Hadid é conceitual, mas seus projetos consumados são de extrema qualidade e inovação.

Como todos os grandes nomes da arquitetura e design, ela faz as melhores parcerias.Variam de nomes da arquitetura, á chefões da moda e do design como Chanel e Louis Vuitton.Ela já trabalhou para Swarovsky, Lacoste e a brasileira Melissa que está sempre recrutando designers de nome para seus projetos.
1 Comment

Piscina de Borda Infinita

15/8/2013

2 Comments

 
 Imagem
1.
O desejo de tirar partido da vista tornou esse recurso bastante popular. Ele exige cuidados, como a existência de um sistema para o retorno da água que transborda – ao cair na calha, ela é recolhida por um cano, direcionada a um reservatório, filtrada e impulsionada de volta ao tanque com uma bomba. Mas dá para obter o mesmo efeito de modo mais simples, como fez Gilda Meirelles: ela desenhou a chamada “falsa borda infinita”, na qual não há motor de retorno. Conheça em detalhe as duas alternativas.
 
2.
Versão simplificada A água transborda apenas se houver movimentação na superfície. Ao escorrer, desemboca numa calha de 50 cm de profundidade, preenchida com pedriscos.
“Consegue-se o mesmo visual da versão tradicional, porém com execução simplificada e mais em conta”, ensina Gilda. Quando o nível da água baixa, basta encher o tanque novamente, como se faz numa piscina comum.
 
3.
Versão tradicional. Aqui, um motor faz com que a água transborde e volte à piscina continuamente. Adotar esse sistema pode encarecer a obra em cerca de 10%, valor gasto com tubulações e bomba extras, além da construção do reservatório (este, porém, é dispensável).

 Imagem
Fonte: Revista Casa Abril
2 Comments

Aproveitamento de Águas Pluviais em sua Residência

15/8/2013

1 Comment

 
 Imagem
O sistema de aproveitamento de águas pluviais desenvolvido para o projeto da Casa Eficiente consiste na área de contribuição (ou captação), calhas e coletores (verticais e horizontais), dispositivos de descarte de sólidos (como folhas, gravetos e detritos), dispositivos de desvio de água das primeiras chuvas e reservatórios (inferior e superior).
 
Após descarte dos sólidos indesejáveis e desvio da água das primeiras chuvas (com presença de impurezas provenientes da lavagem da atmosfera e das áreas de captação), a água coletada nos telhados é armazenada em uma cisterna, sendo posteriormente bombeada para um reservatório superior. Esta água é destinada ao abastecimento de pontos voltados a atividades não potáveis, devido ao risco de contaminação da água coletada. Esses pontos são os seguintes: descarga do vaso sanitário, tanque, máquina de lavar roupa e torneira externa (para irrigação da horta, lavagem de pisos, veículos, e outros usos não potáveis).

Recomenda-se o descarte da água das primeiras chuvas, devido à concentração de poluentes tóxicos dispersos na atmosfera (ou melhor, da troposfera) de áreas urbanas como o Dióxido de enxofre (SO2) e o Óxido de Nitrogênio (NO), além da poeira e da fuligem acumulada nas superfícies de coberturas e calhas.
 
O descarte de água das primeiras chuvas pode ser feito com o auxílio de dispositivos automáticos, desenvolvidos especialmente para esta finalidade. Para a Casa Eficiente, os pesquisadores do LMBEE executaram dispositivos simples e eficazes utilizando materiais de baixo custo e facilmente encontrados no mercado.

 Os condutores são em alumínio anodizado branco e antes da entrada da cisterna há um dispositivo, em aço inox, próprio para a separação e descarte de sólidos, como folhas e gravetos.


A água da cisterna é bombeada para o reservatório superior de água pluvial, localizado sobre a cozinha.  A motobomba é controlada por um sistema de bóias magnéticas localizadas na cisterna e no reservatório superior de água pluvial. Junto ao reservatório superior, foi instalada uma bomba dosadora de cloro. Uma vez que há contato manual com a água pluvial que será utilizada para lavagem de roupas, a função da bomba dosadora é realizar a desinfecção desta água.
 
O dispositivo de descarte de sólidos e a motobomba ficam em abrigo localizado sobre a cisterna, podendo ser facilmente acessados para realização de eventuais vistorias ou manutenções.
1 Comment

Painéis Fotovoltaicos

15/8/2013

1 Comment

 
 Imagem
Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. Os painéis solares fotovoltaicos são compostos por células solares, assim designadas já que captam, em geral, a luz do Sol. Estas células são, por vezes, e com maior propriedade, chamadas de células fotovoltaicas, ou seja, criam uma diferença de potencial elétrico por ação da luz (seja do Sol ou da sua casa). As células solares contam com o efeito fotovoltaico para absorver a energia do sol e fazem a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.
Atualmente, os custos associados aos painéis solares, que são muito caros, tornam esta opção ainda pouco eficiente e rentável. O aumento do custo dos combustíveis fósseis, e a experiência adquirida na produção de célula solares, que tem vindo a reduzir o custo das mesmas, indica que este tipo de energia será tendencialmente mais utilizado.

1 Comment
     Imagem
    Encontre aqui idéias para transformar sua vida.

    Arquivo

    Outubro 2013
    Setembro 2013
    Agosto 2013

    Categorias

    Tudo
    Grandes Arquitetos
    Piscinas
    Sustentabilidade

    Feed RSS

Navegação
Studio
Perfil
Portifólio
Arquidéias
Serviços
Fornecedores
Fale Conosco
Contato
Trabalhe Conosco
 Imagem
© Graziella Corrado 2025